Instintos
Autopreservação
O Instinto de Autopreservação do Tipo 4
AUTOPRESERVAÇÃO
Instinto de buscar sua sobrevivência, conforto e segurança. Na vida, foco completo na sua estabilidade financeira, profissional e emocional.
Características de Autopreservação do Tipo 4
As Principais características do Instinto de Autopreservação do Tipo 4
É uma energia da inveja, da hipersensibilidade. Por conta da paixão que tem em seu coração se torna super sensível. É o contra tipo do 4, pois não projeta inveja nas outras pessoas, e se mantém tenaz. A palavra desse subtipo é: Resistente.
Ele da conta de suportar a própria dor, como se isso fosse uma possibilidade de ser conhecido por isso. Pode ser muitas vezes imprudente, consigo, com a própria vida, coloca sua vida em risco.
Tem muita coragem e se coloca em risco como teste pra ver se suporta dor além de querer reconhecimento por isso. E também faz isso para se sentir vivo.
Tem uma necessidade grande de saber quem é, pois é forte e intensa. É uma pessoa de extremos. Ou muito feliz, ou muito triste, ou muito apaixonado ou extremamente frio. Sempre em altos e baixos. O verdadeiro 8 ou 80.
Comportamentos Ruins
-Workaholic
-Obsessão por limpeza
-Medo de se arriscar
Ponto cego (autodestrutivo)
-Falta de banho
-Falta de alimentação
-Data de vencimento das contas / como gasta
-Rotina doméstica inexistente (Ambiente)
-Acumuladores
Instintos
Autopreservação
O Instinto de Autopreservação do Tipo 4
RELAÇÕES
Ama toques, massagens, conforto. Aguenta muito a dor, e luta para ter o que os outros tem. Vai contra a energia da inveja, e trabalha duro para ter algo. Não demostra inveja e luta por ela, não demonstra sensibilidade, sofrimento, porém sente tudo isso.
Quer conquistar coisas distantes, gosta de ter aquilo que é impossível e quando realmente consegue perde a graça.
Internaliza o sofrimento. Sofre sozinho. Se desvaloriza muito e não sabe seu valor. Inteligente e criativo, não percebe a hipersensibilidade que tem.
Infância
Na infância foi motivado pelo desejo que os pais queriam que percebesse que essa criança não precisasse de nada.
Cresce um adulto que pensa que não pode pedir as coisas e daí suporta tudo.
É compulsivo. Não sabe viver sem estresse e pressão e constantemente se põe sob situações perigosas para ver se realmente consegue passar delas.
Medo
Não se permite mostrar fragilidade, nem um pouco. Jamais quer mostrar que é bom. Ao mesmo tempo que quer reconhecimento não sabe lidar com isso.
É humanitário, sensível as minorias. Somente assim ele espalha a dor que está dentro dele mesmo que indiretamente.
Como se tivesse nascido pra cuidar da dor do mundo pra disfarçar a dele. Acha que não é possível ser feliz. Luta pra não fracassar e se põe em situações que vai fracassar. Se colocando dentro do fogo, acha indiretamente que está mantendo esforço, e isso já é alguma coisa.
Instintos Sexuais
O Instinto Sexual do Tipo 1
SEXUAL
Preza pelas relações íntimas, desejo animal, além de sexual é cortejar de forma sedutora
Amizade / Cumplicidade – Conquista / Conexão – Destacar / chamar a atenção -Desejar / Cativar
Características Sexual do Tipo 4
As Principais características do Instinto Sexual do Tipo 4
Passional. Sofre e entrega esse sofrimento pro próximo. Há uma paixão explosiva, e também um “Q” de agressivo. Uma palavra que define bem esse tipo é a competição
Existe uma rivalidade e o ódio em si, eu quero o que você tem, quero ser você! Busca reconhecimento, valorização. Agride e acusa as pessoas. São dramáticos.
Insiste até conseguir o que quer. Compete atenção, impõe a presença de si e muitas vezes não liga se não é desejado em algum lugar.
Se sente ofendido facilmente mas odeia que alguém se sinta ofendido por um comentário que ele mesmo fez. Sente falta de consideração do meio em
que está inserido.
É soberbo, sarcástico, tem ódio aparente, não tem vergonha alguma. Ama maldades bem maquinadas.
Comportamentos Ruins
-Dominadora
-Passional
– Rivalidade
-Falta de foco
-Promiscuo
– Competitiva
Ponto cego (autodestrutivo)
-Frigida
-Apatia
-Desmotivação
-Falta de importância à intimidade
Instintos Sexuais
O Instinto Sexual do Tipo 4
RELAÇÕES
Manifesta a hipersensibilidade através do contato com as pessoas. É irônico. Aponta o dedo para as pessoas. Ironiza quem está a seu redor. Ridiculariza as pessoas. Sabe como ferir alguém e faz isso muito bem!!
Quando se sente rejeitado ou inferior, vai pra cima das pessoas, com discurso de ódio e fazendo escândalos , e também chantagem emocional.
Não se importa com a visibilidade social, faz o que pensa e age com fervor. Se acha superior para esquecer o quanto lá no fundo se sente inferior e diminuído. Isso é uma estratégia inconsciente de tentar mudar o que sente
Infância
É arrogante, pois transmite sim uma energia de individualismo, e se sente
superior às outras pessoas.
Caso não seja ouvido, cria barulhos para as pessoas darem atenção para seus caprichos
Tudo isso para não mostrar sua verdadeira face, que é de uma criança que foi bem machucada, por seus familiares, logo passa imagem de superior.
Medo
Faz o outro sofrer. Para ele é tudo ou nada! Não se contenta com nada pela metade, e é movido pela inveja. Sente uma atração pela morte, tem uma raiva muito forte.
Por isso joga essa raiva pra fora e projeta ela em outras pessoas, já que não consegue lidar com tudo isso sozinho. É um 4 furioso, que carrega o sofrimento nas costas, achando que o outro tem culpa dele estar sofrendo.
Instintos Sociais
O Instinto Social do Tipo 4
SOCIAL
Instinto de buscar pertencimento à grupos e estruturas sociais Tentar entender o funcionamento os papéis a fim de contribuir. Busca sentir-se útil importante e contribuinte.
Características Sociais do Tipo 4
As Principais características do Instinto Social do Tipo 4
Tem um sentimento de inadequação. Como se não pertencesse a nenhum grupo. Acha que não consegue se adentrar em nenhum lugar.
Tem uma sensação que não pertence a ambiente nenhum, e quando está inserido, acha que ninguém o compreende.
Tem uma vergonha social das pessoas. Chega no grupo e já sai, pois acho que nunca vai ser compreendido e que está no lugar errado. Não consegue realmente se aprofundar e criar raízes em um grupo.
Acha que o grupo tem o que ele precisa, e também acha que deve se inserir ali para completar o vazio que está em si, como se sentisse confortável no sofrimento.
Sempre tem uma dor e um sofrimento entranhado em seu ser, e coloca isso em pauta. “Como eu gostaria de ser aceito por essas pessoas.”
Comportamentos Ruins
-Pode levar a pessoa viver pela aprovação do grupo.
-Obsessão por poder no grupo.
Ponto cego (autodestrutivo)
-Não dá mínima pensando no próximo. Achando que não precisa de convício social e se isolando.
-Não se abre a novas ideias e opiniões
Instintos Sociais
O Instinto Social do Tipo 4
RELAÇÕES
Acha que o grupo irá acolher ele e se vitimiza muito. É depressivo e mostra a dor, a ponto de se vitimizar. Se sente inadequado em relação as pessoas e isso faz com que sua autoestima diminua
“Por mais que eu faça algo, não tem jeito, ninguém vai me entender” Tem vergonha de si. É muito melancólico. Cria estratégias para atrair a compaixão das pessoas.
“Se eu estiver bem ninguém vai me dar atenção”. Se isola para que o grupo dê atenção a ele. E se tudo está bem, acha uma forma de se vitimizar.
Racionaliza o sofrimento e o traz pra si, sempre. Esperando que alguém o ajude. Aparenta os problema mas mostra que não sabe resolver, deixando essa função para o grupo.
Infância
Quer muito que seus desejos sejam feitos pelas pessoas do grupo, por isso
se vitimiza. São fechados, sofrem muito, e não sabem demostrar o que querem.
Mesmo pensando que as pessoas precisam dar o que eles desejam, não conseguem expressar isso, pois o tipo 4 além de tudo é fechado. Passa a ver o grupo como agressores, já que essas pessoas não o ajudam como queria que fosse ajudado.
Manifesta inveja como todo 4, como estratégia de se sentir inferior, tem uma imagem de si extremamente negativa.
Medo
É fraco, tranquilo e sereno quando visto de fora. Porém internamente, é agressivo e
se culpa muito.
É generoso, ajuda as pessoas, porém dramatiza tudo isso. Acredita que alguém vai conseguir cuidar de seus problemas.
Não é competitivo, porém é carente. Então a partir disso cria uma necessidade de ser o melhor, e quer ser reconhecido. Quer carinho e atenção de todos e vai fazer de tudo para conseguir isso.